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Palestras


Uso de Tablets em Educação
João Mattar

Dede 2012, o Horizon Report passou a considerar os tablets não apenas como membros da categoria de dispositivos móveis, mas uma nova tecnologia, classificando-os como uma categoria distinta. Em 2013, o Horizon Report aponta que os avanços nessa nova categoria foram liderados pelo iPad. Esta apresentação procura fazer uma revisão de teorias da aprendizagem que fundamentam o uso de iPads em educação e o relato e a avaliação de experiências de destaque realizadas no Brasil e no exterior.


Mobile Business: como o mobile interfere atualmente nos negócios
João Carvalho

A Mobilidade esta mudando a forma como as marcas e empresas se relacionam com clientes, fornecedores e colaboradores. Não apenas no que diz respeito à comunicação, mas também na forma como prestam seus serviços ou vendem seus produtos. Apresentando um pouco de ferramentas disponíveis, comportamento das pessoas no mundo móvel e cases de sucesso, a palestra mostrará novas formas de pensar sobre sua empresa no mundo mobile.


Blackboard Mobile: a revolução da experiência educacional no seu celular
Pavlos Dias

O Gerente da Blackboard Brasil fará um workshop apresentando diversas soluções da Blackboard para uso em dispositivos móveis, como Blackboard Mobile Learn e Mosaic, demonstrando assim como a Blackboard tem ajudado a desenvolver um mundo educacional mais MOBILE.


Appiarios - Centros de Mobile Learning 
Martin Restrepo

Serão apresentados os Appiarios, centros transmídia de criação coletiva que desenvolvem soluções inovadoras para demandas reais, mediante uma metodologia singular baseada na descoberta, experiência e cocriação. Idealizados pela Editacuja, são constituídos em parceria com escolas, comunidades, empresas e universidades, contextos formais e informais de aprendizagem. Desenvolvem projetos transdisciplinares e integram núcleos horizontais de trabalho, com especialistas e aprendizes: designers, desenvolvedores e conteudistas empoderados com tecnologias móveis, para produzir narrativas e conteúdos em múltiplas plataformas, reais ou virtuais. Negócios sociais sustentáveis, integrados na economia criativa e às redes de comunicação móvel.

O primeiro Appiario está localizado em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, e foi implementado no marco do projeto Pescando com Redes 3G. Em 8 meses de funcionamento, já realizou mais de 100 experiencias educacionais, ofertando mais de 1000 vagas em atividades de descoberta, experiência e prototipagem de soluções. A primeira turma de núcleos é formada por 44 talentosos jovens da comunidade, que estão desenvolvendo projetos em áreas como educação, agricultura, turismo e saúde. Para 2014 a Editacuja prevê a criação de 10 novos Appiarios.


Os Novos Desafios da Sociedade Contemporânea: utilização e prática de ferramentas tecnológicas nas salas de aula
Lúcia Martins Barbosa & Mônica Miranda

A mesa tem como premissa básica levantar alguns temas relevantes sobre a formação do profissional da educação, tendo em vista as concepções epistemológicas do desenvolvimento cognitivo que embasam a formação dos professores e as mudanças provocadas pelo acelerado avanço das tecnologias na sociedade contemporânea. Apresenta ainda algumas experiências bem sucedidas relacionadas à utilização das tecnologias na sala de aula por entender a escola como um espaço integrador de mídias.


Inovações em Tecnologias Interativas e seus Impactos na Mobilidade e Imersão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Romero Tori

Na busca por maior imersão, mobilidade e interatividade, novas tecnologias interativas vêm sendo pesquisadas. Para os próximos anos, são previstos lançamentos de novos dispositivos de interação, portáteis, vestíveis, de baixo custo, que devem revolucionar a forma como nos relacionaremos com os ambientes virtuais. Nesta palestra serão apresentadas algumas das principais inovações nesse campo e discutidos possíveis impactos que causarão, em especial na educação.


Construção de uma Lousa Digital Interativa de Baixo Custo utilizando Infravermelho e uma Webcam
John Frederick Kennedy III, Renan Dal Aqua Ferreira, Edgard Fernandes da Rosa & Luis Fernando Aires Branco Menegueti

Uma lousa digital interativa é um recurso tecnológico que pode ser constituído por um computador comum, conectado a um projetor, possibilitando que qualquer superfície plana possa ser usada como uma lousa. Este trabalho apresenta a criação de uma lousa digital interativa utilizando materiais de baixo custo que vão favorecer sua disseminação e estimular o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas.


Interpretação de Libras utilizando Kinect com Aprendizado em Redes Neurais
Marcelo Gonçalves Ramos, Bruno Greco, Rafael Pertile, Sandro Nannini Jr. & Luis Fernando Aires Branco Menegueti

Atualmente, as pessoas que se comunicam através da linguagem de libras apresentam importante dificuldade em encontrar ferramentas para facilitar sua comunicação com outras pessoas que não têm o conhecimento da linguagem. Este trabalho apresenta como proposta desenvolver uma aplicação na linguagem C# para traduzir os movimentos utilizados na linguagem de libras em palavras ou frases. Portanto, utilizamos o dispositivo Kinect da Microsoft para capturar os movimentos e o conhecimento das Redes Neurais para interpretá-los.


Dispositivos Móveis no Ensino Fundamental e Médio
Cristiana Mattos Assumpção

Esta palestra apresentará e analisará diversos casos de incorporação de dispositivos móveis ao ensino fundamental e médio.


Identidade Tech: produções de alunos do Ensino Médio da Rede SESI-SP
Lucas Saccone, Gabriel Jorge F. Pedreiro, Vinicius Alves de Lima & Guilherme G. R. Rosa

Alunos do CAT São Bernardo do Campo apresentam seu trabalho de recriação do campus da escola no MineCraft, envolvendo atividades de sustentabilidade. Além disso, apresentam seu trabalho de pesquisa com realidade aumentada e o blog que produzem colaborativamente, sobre tecnologia.


Utilização da Computação em Nuvem para a Elaboração de um Laboratório Virtual
Erick Liberato, Felipe Magdalena, Vinicius B. Dantas & Augusto Mendes Gomes Junior

Com a globalização, torna-se necessária a criação de tecnologias avançadas com grande aptidão para o desenvolvimento educacional. O termo ‘computação em nuvem’ é uma das grandes inovações em armazenamentos e técnicas avançadas de acesso a informações e processamento de dados. A partir das principais características da computação em nuvem e dos ambientes virtuais, é possível agregar valor às universidades de maneira eficaz e econômica. Este estudo compreende melhor esta unificação, identificando suas características, soluções comerciais e potenciais, e os desafios de como agregar valor de maneira eficiente. Como metodologia, foi realizado um estudo aprofundado nessa unificação através de revisão bibliográfica, além de ter sido criado um ambiente prático visando a melhor visualização da proposta apresentada.



Integrando Dados com o Blackboard Learn utilizando sua ferramenta Snapshot e Técnicas ETL
Bruno Gobbi Maia, Danilo B. G. da Silveira, João Paulo L. Chebel, Lídice Figueiredo Guilger, Vinícius S. Gonçalves & Cláudio Boghi

Em um cenário em que as Instituições de Ensino utilizam AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e um ou mais sistemas de gestão acadêmica, faz-se necessário o desenvolvimento de integração para eliminar os procedimentos repetidos de inserção, remoção e alteração dos mesmos dados nesses sistemas, além de minimizar divergências de informações, tempo e esforço dos administradores. Este trabalho apresenta uma proposta de integração de um sistema acadêmico com o Blackboard, visando simplificar, otimizar e auxiliar as atividades das instituições de ensino e o serviço aos alunos.

2 comentários:

  1. Haverá video conferência ou a inscrição será somente presencial.

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  2. O evento será presencial, Graciele, mas utilizaremos as redes sociais para cobrir o que for possível.

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